Sem medo de chuva

    Não posso dizer que sou uma apaixonada por dias de chuva... Minha preferência sempre foi pelo tempo seco. Já a temperatura, para mim, nunca foi problema. Gosto de dias quentes... Gosto de dias frios. 
    Chuva somente aprecio quando posso ficar em casa. Na companhia de quem quero bem - ou de um livro e de uma xícara de café. Acho, entretanto, que preciso rever meus conceitos sobre dias de chuva.
    Na noite de 2 de agosto de 2016 chovia torrencialmente em Carazinho. Eu estava feliz. Aconchegada em meus cobertores li páginas de um maravilhoso romance. A chuva, lá fora, era intensa. Pensei na minha sorte. Afinal: não precisava sair de casa. Lembrei, então, de uma conversa que tive, no dia anterior, com meu filho adolescente Nícolas...
    Levei o Nícolas ao médico, na segunda-feira (1º/8), para mostrar resultados de exames de rotina. Quando estávamos quase chegando no consultório teve início uma chuva torrencial. As vagas de estacionamento, nas proximidades, estavam todas ocupadas. Precisei estacionar longe do nosso destino. Havíamos esquecido os guarda-chuvas em casa. Não tínhamos alternativa para evitar a chuva gelada.
    A ideia não me agradava. Ao meu lado, porém, o Nícolas parecia não se importar. "Gosto de chuva. Não tenho porque reclamar. Vamos nos molhar. Mas qual é o problema?"
    "Qual é o problema?". Encontrei vários... Podíamos contrair um resfriado... Ficaríamos com as roupas molhadas... Poderíamos nos sujar ou, quem sabe, escorregar na calçada molhada... O Nícolas, contudo, foi enfático: "A culpa é nossa. Deixamos os guarda-chuvas em casa mesmo constatando que o tempo não ficaria firme. Vamos encarar a situação da melhor forma possível. Vamos enfrentar corajosamente este pequeno contratempo."
    Para minha surpresa, depois desta breve conversa, a chuva foi acalmando. Para chegar ao consultório é claro que nos molhamos. Não ficamos, porém, encharcados. A natureza conspirou a nosso favor. Agora me pergunto: Por que reclamar se não está ao nosso alcance mudar os rumos do tempo? 
    Resolvi, então, que faça sol ou chuva, frio ou calor, vou agradecer. Sim... Vou agradecer. Agradecer por tudo que a vida me oferece. O que é uma chuvinha gelada se for comparada à rotina de fome e guerra que milhões de pessoas precisam enfrentar? A chuva é uma bênção da natureza... Nos proporciona terra fértil para plantio... Água para beber... Frescor em dias de calor intenso. O mundo, não fosse pela ação nociva do homem, poderia ser paraíso. Sim... Poderia ser paraíso.
    Preciso agradecer por tudo de maravilhoso que existe. Sou saudável... Tenho casa, família, amigos, amor... Guerra só conheço através de noticiários e livros de história. Jamais fiquei sem dormir em razão de fome ou frio. Deus é sobremaneira generoso para mim. A vida é perfeita... É maravilhosa.   
    E se a chuva cair e eu estiver desprevenida vou caminhar, com um sorriso no rosto, despreocupadamente... Sem medo de me molhar. Se estiver frio procurarei um lugar para me abrigar. Não reclamarei. Não tenho porque reclamar de algo tão maravilhoso quanto a natureza. Porque quem sai na chuva, afinal, sabe que vai se molhar... (Autora: Aline Brandt - Todos os direitos reservados/Lei dos Direitos Autorais N° 9610/98)

Comentários

Postagens mais visitadas